domingo, 22 de agosto de 2010

Prince of Persia: Heir Apparent

Quando o bolso aperta, não existe fórmula mais aproveitada do que requentar nomes antigos. Hollywood faz isso com suas dezenas de trilogias sem sentido e a indústria dos games segue o mesmo exemplo. A maioria das continuações só tem o letreiro de bom, mas há exceções.
Lançado originalmente em 1989 pela Broderbund, uma das mais importantes empresas de games da época, Prince of Persia revolucionou o mercado por ser considerado o primeiro jogo a utilizar um sistema de captura de movimentos, isto é, as animações do personagem eram reais e não quadrados desenhados e colados. O jogo recebeu inúmeras continuações, para várias plataformas, mas aos poucos foi se afastando da idéia original: um simples jogo de ação em que o príncipe deveria salvar a princesa.
A Ubisoft traz a nova e aguardada versão desse clássico que carrega o mesmo nome do original e não tenta revolucionar mais uma vez os videogames, mas apenas agradar fãs antigos e recentes – e consegue. O título tem um sistema simples e muito divertido que lembra bastante o original, sem parecer ultrapassado. Não precisa de história nem grandes enredos, apenas de um poço para saltar e uma princesa para salvar.


CONTROLES

A: Pula / esquiva
X: Ataque com espada
B: Utiliza argola / ataque com luva
Y: Poder de Elika / ataque De Elika
RB: Desce a parede
RT: Defesa
LT: Conversa
Analógico esquerdo: Move o personagem
Direcional Esquerda: Move a câmera


ESTRUTURA DO JOGO

Seeds – Para abrir os portais você precisa de Seeds – as luzes brancas que aparecem após curar um terreno. Elas ficam espalhadas por toda área. Assim que aparecem, você pode seguir para a próxima área ou aproveitar e pegar todas. É necessário explorar cada canto do mapa para pegar todas as Seeds. Após curar uma região, recomendamos que pare e pegue as Seeds.

Combos – Os ataques mais fortes são os combos, sequências de golpes com Elika e Prince. Abra a tabela de combos e descubra como utilizá-los. Alguns inimigos exigem combos fortes para serem derrubados.

Vida – O herói não tem HP. Quando ele cai, Elika o resgata e ele retorna à plataforma anterior. No combate ele também não pode ser derrotado, apenas debilitado, recuperando assim parte da energia do oponente. Isso não significa que os desafios sejam fáceis. Algumas combinações de saltos são complicadas e uma queda pode fazer com que você volte muitas partes.

Destino – Elika pode mostrar o caminho do próximo Fertile Ground, as áreas que precisam ser curadas. As regiões são muito grandes e complexas. Marque seu próximo caminho no mapa e use Elika para lhe mostrar a direção. Siga a energia branca para não se perder.

Acrobacias – Todos os desafios do jogo estão prontos para o jogador encarar. As paredes ficam marcadas por onde ele deve passar – onde há argolas ele pode subir. Procure as marcas pelo mapa para saber qual direção seguir.


Combate – Os inimigos que surgem durante o jogo possuem características diferentes – eles podem ficar imunes a ataques com espada, quando ficam magros, ou imunes a golpes de luva, no caso de se tornarem azuis. Não tente tirar toda a vida dos Corrupteds – jogue-os das regiões .

Defesa – A melhor tática a ser adotada durante os combates é a defesa. Sempre que o símbolo de bloqueio surgir, o inimigo irá atacar e você pode bloqueaá-lo. Se você fizer isso no momento certo, ele fica vulnerável. Utilize também suas habilidades para desviar de um golpe, deixando o inimigo exposto.

Chefes – Todos os chefes possuem mecânicas de combate similares. Eles modificam sua vulnerabilidade durante a luta: só levam golpes de espada quando ficam azuis, da luva quando estão roxos e de magia quando se tornam escuros. De tempos em tempos eles irão lançar poderosos golpes, os quais você deve contra-atacar apertando o botão que aparece na tela. Fique longe dos cantos da sala para não ser agarrado pelo Corrupted.

Conversa – Sempre que o símbolo de Elika aparece você pode conversar com ela, a fim de obter informações sobre os inimigos e a região em que se encontra. Além disso, parte da história do jogo está escondida nas conversas, assim como citações aos jogos antigos.

Caminho – Prince of Persia é um jogo grande. Você pode chegar a qualquer área a partir de um Fertile Ground. Por isso, existem dezenas de caminhos para seu próximo objetivo. Para seguir o guia com mais facilidade, inicie sempre pela região indicada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário